Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SOS Aldeia Maracanã e Antigo Museu do Índio: caíram as 2 liminares

A Resistência Indígena Continental pede ao Grande Espírito que a Convenção 169 da OIT seja respeitada e exige que o Governador Cabral pare de destruir as culturas indígenas porque o Centro Cultural Indígena da Aldeia Maracanã é uma referência forte para o pensamento dos povos originários resistentes nisto que hoje se chama "Brazil". A Aldeia Maracanã enriquece culturalmente a Cidade e deve ser preservada num país pluriétnico e multicultural.


Campanha para salvar a Aldeia Maracanã e o Centro Cultural Indigena



                          Fonte: http://www.facebook.com/events/528856753809394/

Participem do OCUPA Aldeia Maraca-nã acampando nela - Aldeia Maracanã: Av. Radial Oeste s/nº - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - ou ainda apoiando através do OCUPA  Aldeia Maraca-nã na internet (http://www.facebook.com/events/528856753809394/)

  Nós do Blog Resistência Indígena Continental enviamos todo apoio e solidariedade às lideranças do Movimento Tamoio que com o passar do tempo se tornou Centro Cultural da Aldeia Maracanã.

"O clima está tenso. Estamos dispostos a qualquer coisa, inclusive a não sair daqui vivos", disse Afonso Aporinã, um dos líderes da Aldeia Maracanã na matéria para o Jornal do Brasil.
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/14/indios-da-aldeia-maracana-em-sentinela-prometem-resistir-com-a-vida/

       Documento Oficial do Centro Cultural da Aldeia Maracanã :    CARTA ABERTA À IMPRENSA
                     http://centroculturalindigena.jimdo.com/

 Em 2006, após a retomada do prédio do antigo Museu do Índio, que desde 1865 é Patrimônio Público Indígena, foi informado ao Ministério Público Federal , através da Dra. Namara Gurupi, que tratavam-se de diversas etnias indígenas de todo o território nacional e que vieram com um objetivo muito claro: 


“Preservar e revitalizar este Patrimônio Indígena, gerando assim a sustentabilidade do grupo chamado Aldeia Maracanã que se desenvolveu neste espaço. Na época também foi reinvindicado o imediato tombamento do imóvel pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.” 


Em 1910, Marechal Rondon inaugurou neste prédio o Serviço de Proteção ao Índio - o SPI - com o objetivo de cuidar e proteger os interesses dos povos originários do Brasil. 


Em 1953, foi criado também, no presente imóvel, o primeiro Museu do Índio da América Latina pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, com o objetivo de divulgar uma imagem correta, atualizada e VIVA, desprovida de preconceitos pela sociedade, despertando, deste modo, o interesse pela Cultura e Tradição Indígenas. 


Desde que assumimos este Patrimônio, que encontrava-se abandonado pelas autoridades, passamos a receber Escolas, Universidades, pesquisadores e simpatizantes e a desenvolver atividades culturais, educacionais e de línguas das diversas etnias originárias de todo o território nacional (como consta nas assinaturas do nosso Livro  de Presença). 


Em outubro deste ano, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, confirmou a compra do imóvel, determinando a sua demolição para criar uma "área de mobilidade do público durante a Copa do Mundo", alegando que “o imóvel não teria valor histórico” e que “seria uma exigência da FIFA”, que prontamente o desmentiu através de resposta ao Ofício do Defensor Público da União, André Ordacgy, no que talvez tenha sido o maior escândalo da Copa até o presente momento. 


Ontem, no dia 13/11, a Presidente do TRF da 2ª Região, Maria Helena Cisne, cassou duas liminares que impediam a demolição do antigo Museu do Índio e que proibiam a retirada dos índios da Aldeia Maracanã, mostrando desconhecer e ignorar - assim como o Governador - o valor Histórico e Cultural e a destinação do presente Imóvel, assim como a presença de diversas etnias indígenas no local. 


Fazemos agora um apelo Nacional e Internacional convocando a todos que puderem nos apoiar nesta luta em defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, não só brasileiro, como de toda a Humanidade. 


Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2012 - CENTRO CULTURAL INDÍGENA / ALDEIA MARACANÃ


 ATENÇÃO:   OCUPAÇÃO URGENTE DA ALDEIA MARACANà


A G O R A HOJE!!! DERRUBARAM AS DUAS LIMINARES !!! QUEM PUDER CORRA PRA CÁ


http://resistenciaindigenacontinental.blogspot.com.br/2012/08/aldeia-maracana-urgente-parentes.html
http://resistenciaindigenacontinental.blogspot.com.br/2012/10/guarani-kaiowa-e-aldeia-maracana-partir.html

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário